Afinal o que é o Transtorno Bipolar?
A principal característica do Transtorno de Humor Bipolar é a alternância de períodos de depressão e mania. Acordar mal e apresentar mudanças no humor é comum em todos, a pessoa com Transtorno Bipolar passa de um extremo a outro por períodos fásicos.
Existe um momento de alteração do humor que passa por episódios completos de depressão, marcados por grande perda de interesses e de prazeres da vida, sentimento de desvalorização e tristeza intensa sem motivo justificável. Nesta fase é alta a probabilidade de suicídio, o que leva muitos a buscarem ajuda psicoterápica.
Durante o período da mania a pessoa apresenta uma manifestação na forma de pensar, agir e sentir-se completamente oposta, vive de maneira extravagante, em um ritmo extremamente acelerado. Marcado principalmente por surtos de consumismo, onde o sujeito gasta sem pudor. Existem ainda relatos de envolvimento em situações perigosas sem percepção dos danos envolvidos.
Pode levar um longo tempo para um diagnóstico eficaz, visto que nos momentos de mania existe a ilusão do “estou bem”. O transtorno de humor possui tratamento e o portador pode viver normalmente. Entretanto é necessário estar atento à comportamentos e ter consciência de episódios críticos vivenciados.
O tratamento para o Transtorno Bipolar é um complexo de conjuntos que necessita de um acompanhamento psiquiátrico associado a psicoterapia semanal. Entretanto, o tratamento eficaz possui grande correlação com a rotina de vida do sujeito, estilo de vida mais saudável, como ter hora para acordar e dormir, evitar a cafeína, ter alimentação balanceada, praticar exercícios físicos, possuir momentos de lazer com frequência e a ajuda familiar contribuem para o controle das fases do transtorno.
