O que é de fato a depressão?

Ainda muito incompreendida e controversa a depressão possui dois lados: o biológico e o psicossocial. Os dois fatores se unem para gerar aquele vem sendo cada vez mais um grande denominador comum entre os brasileiros. Mas afinal o que de fato é DEPRESSÃO?

Existem estudos que apontam diferenças estruturais no cérebro de pessoas que apresentam diagnóstico de depressão. Segundo o estudo é possível encontrar áreas alteradas tanto na forma como no funcionamento cerebral. Além disso ainda é possível constatar mudanças hormonais que agem nos neurotransmissores resultando em influências que tornam a depressão mais propicia.

Entretanto sabendo que o ser humano é biopsicossocial é necessário levar em conta seu contexto, não reduzindo a depressão a algo puramente biológico. Ou seja, algumas pessoas que apresentam pré-disposição biológica nem sempre terão depressão, bem como algumas pessoas com depressão podem não apresentar a situação biológica que enquadra a depressão.

Nota-se que pessoas com depressão possuem um sistema de interpretação do mundo e de posicionamento frente a ele negativista, o que leva a entender o seu contexto de forma geral como frustrante. Além disso o depressivo possui uma alta expectativa sobre si mesmo, o que culmina em uma grande frustração, tal frustração leva a um isolamento que gera mais sofrimento. Soma-se a esses fatores a questão sócio cultural, exigências modernas de consumo e aparência que deixam um impacto mais negativo sobre a própria identidade do sujeito.

Por conta disso alterações físicas, químicas e psicossociais são encontradas em pessoas com quadro de depressão, sendo assim, visto que se trata de uma doença biológica e psicológica, o tratamento adequado para o diagnóstico é a soma de acompanhamento psiquiátrico e psicoterapia semanal.


É importante ainda ressaltar que é necessário uma auto conscientização como busca de diferenciação entre uma grande tristeza e uma depressão de fato. A melhor forma de compreender essa diferença é buscando uma analise detalhada do contexto do sujeito.




  • Instagram
  • Facebook
  • Whatsapp